Novidades e Tendências na Construção Civil

Assim como o mundo e nossos hábitos, tudo está mudando com a transformação digital. Isso inclui o setor da construção civil, decoração e design de interiores. As construtoras e incorporadoras precisam cada vez mais de processos ágeis, limpos e funcionais para atender às exigentes e modernas necessidades do mercado atual. O foco está na inovação e implementação de novas tecnologias. Isso vale tanto para o desenvolvimento de um projeto, quanto no próprio canteiro de obras.

Engenheiros, arquitetos, profissionais da construção, startups e profissionais renomados da área discutem o uso das mais novas tecnologias e inovações no mundo da construção civil em diversos eventos espalhados pelo Brasil e o mundo. Aqui no Brasil, o setor é responsável por 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o que corresponde a cerca de R$ 300 milhões por ano no Brasil, segundo dados do Observatório da Construção da Fiesp.

As construtoras e incorporadoras utilizam vários processos tecnológicos para facilitar esse desenvolvimento do setor dentro de em uma escala nacional. Como, por exemplo, o canteiro tecnológico e automatizado. Esta foi considerada a maior aposta dentro no setor da construção civil para o ano 2019, porque a novidade reúne diversas tecnologias como o BIM, realidade aumentada e impressão 3D. O objetivo é sempre o de obter melhores resultados na entrega final de um projeto.

Confira abaixo algumas das novidades da construção civil:

BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem de Informações da Construção: é uma tecnologia com base em dados 3D que está relacionada ao desenvolvimento de modelos virtuais para a construção. Ela reúne informações de diversos softwares em um lugar só, permitindo não só a coleta de dados, mas também a visualização e entendimento de vários aspectos de um projeto. Isso é feito por meio de desenhos e objetos em 3D.

DRONES: são veículos aéreos não tripulados (VANTs) e têm sido cada vez mais usados na construção civil para realizar diversas atividades. As principais são a medição de temperatura e avaliação de terrenos para detectar possíveis deficiências no solo. O recurso também permite o acesso, com facilidade, às regiões com grandes altitudes, penhascos ou regiões de difícil acesso. Os drones facilitam a visualização do andamento da obra como um todo

IMPRESSÃO 3D: surgiu na década de 80 e ainda está em amplo desenvolvimento. No universo da construção civil está começando a ser inserida para ilustrar e facilitar a visualização de projetos de empreendimentos por meio da criação de maquetes tridimensionais. A impressão 3D é o processo que tem como principal intuito construir objetos sólidos tridimensionais a partir de um modelo digital.

REALIDADE AUMENTADA: este recurso tecnológico pretende inovar a forma como as construtoras e incorporadoras apresentam seus empreendimentos, aproximando o consumidor final do desenvolvimento de um projeto, desde a planta até a entrega. Com o uso de óculos especiais, a pessoa pode visualizar, por exemplo, um imóvel já com o acabamento, mesmo que ele ainda esteja em fase inicial. O objetivo é o de possibilitar novas experiências ao consumidor final, o que reflete diretamente na facilidade das vendas e nível de contentamento dos clientes.

INTERNET DAS COISAS (Internet of Things — IoT): pode ser usado em vários dispositivos conectados entre si e armazenados “na nuvem”, para reduzir custos e otimizar processos dentro de um projeto na construção civil.

Categorias

Ofertas da
Semana

Selecione a loja para Atendimento: