Santa Ajuda: Dicas para Pequenas Reformas Caseiras

Neste período de isolamento social, realizar manutenções na sua casa pode ser algo de grande valia para o seu corpo e sua mente. Quem mora em casa, pode aproveitar o período para verificar como está a impermeabilização e o cuidado com as paredes, telhados, rufos, calhas, lajes e rodapés. Ou começar pregando aquele quadro, varal de teto ou espelho que você pensa em colocar e nunca faz ou pede para alguém fazer pra você. Se for o marido, talvez até peça, mas ele dizia que não tinha tempo ou disposição.  

A ideia de fazer pequenas reformas é que elas sejam rápidas e práticas de realizar, sem a necessidade de contratar um especialista. Sendo assim, o ideal é escolher produtos que sejam fáceis e rápidos de usar e não precisem de tanta técnica.

Teste suas habilidades manuais

Se você quiser tentar fazer as pequenas reformas e pintura, saiba que com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas têm utilizado o tempo em casa para testar habilidades que não conheciam e dar dicas pela internet, inclusive com vídeos sobre reformas, uso de materiais e pequenos consertos. Tente pesquisar sobre o assunto.

Também pode comprar o que precisa, incluindo uma caixa de ferramenta e contratar alguém para verificar com você, assim você já realiza uma manutenção e aprende coisas novas. Da próxima vez, talvez nem tenha que chamar aquele “marido de aluguel” para algo tão simples como trocar a resistência de chuveiro, apesar dele ser mesmo uma “mão na roda”, de muita serventia. Hoje em dia, há chuveiros com resistências muito práticas para trocar.

Vamos para o estilo “faça você mesmo”

Lembre-se: o objetivo é deixar sua casa mais segura, confortável e você mais feliz, com mais motivação. 

Você pode começar com pequenos reparos, sem a necessidade de contratar um profissional. Mas, não basta comprar os equipamentos e sair mexendo em tudo. É preciso se preparar. Isto inclui os cuidados com a segurança, começando com a escolha dos acessórios e equipamentos. 

Outra dica é ter cuidado com as improvisações, ou “gambiarras”, como são chamadas. Elas, além de não sanarem o problema, podem piorá-lo. É preciso estar atento e só optar por produtos de qualidade para fazer pequenos reparos.

Vamos começar com alguns exemplos de pequenas obras:

  • Fim do mofo: esta dica é muito fácil e muito legal. Faça uma mistura de partes iguais de água e vinagre, esfregue no local e enxágue com água. O mofo vai sair dali na hora. Claro que se a causa já tiver sido resolvida, né?
  • Fim dos buracos na parede: sabe aqueles buraquinhos deixados pelo inquilino anterior? Ou pelo seu ex marido antes do divórcio? Ou você se cansou daquele relógio e quer tirá-lo dal? Pois bem. Utilize uma espátula para aplicar a massa corrida nas superfícies. Após totalmente seco, passe uma lixa. Aí, só pintar da mesma cor. 
  • Aplicação de papel de parede: para isso, a área precisa estar perfeita e bem seca antes de começar a aplicação. Sempre deve usar cola em pó ou em gel.
  • Desentupir pias: geralmente é algo simples de se fazer. Se o problema não for tão grande, basta desenroscar o copo do sifão que fica embaixo da pia, retirar o que estiver desobstruindo a saída da água, limpar o encanamento e o copo com escovinha, com cuidado e recolocar.
  • Impermeabilização: o cuidado com as paredes, telhados, rufos, calhas, lajes e rodapés são fundamentais num imóvel, porque estes locais têm como função evitar a proliferação de bactérias, fungos e mofos, que causam diversos problemas respiratórios. Neste momento, este é o último problema que queremos, não é? Saúde é tudo.

 

Viu como a Santa Odila tem tudo o que você precisa? Incluindo dicas! E ainda entregamos na sua casa as tintas, azulejos, varal, lixas, peças para o novo encanamento e muito mais. Fale com a gente pelo telefone  (19) 3779-7993 ou Whatsapp 19 99113-0323 

Categorias

Ofertas da
Semana

Selecione a loja para Atendimento: