Evite Vazamentos com Impermeabilizações Eficientes

A impermeabilização deve ser feita já no período de construção de um imóvel. Apesar da prática normalmente não receber muita atenção, ela pode evitar problemas decorrentes de vazamentos de água e infiltração no futuro.

Veja quais locais necessitam de impermeabilização:

Nas paredes: a primeira dica é adicionar aditivos impermeabilizantes no momento do preparo da argamassa de reboco. Existem diversos tipos de produtos disponíveis no mercado e eles são compostos de polímeros vinílicos. Dessa forma, o reboco passa a ter propriedades impermeabilizantes que vão evitar as infiltrações nas paredes. No caso das paredes externas, uma boa solução é a pintura impermeável, com base acrílica. É necessário que o reboco esteja devidamente regularizado, sem soltar areia, para garantir maior aderência da tinta. Se este for o caso, é preciso lixar antes.

Nas vigas baldrames: outra etapa importante para evitar vazamentos de água é a impermeabilização das vigas baldrames, já que estão em contato direto com o solo e as paredes em contato direto com as baldrames. A impermeabilização das vigas baldrames é feita com tinta asfáltica e, para isso, a superfície deve estar limpa, livre de pó, graxas, óleos e desmoldantes. As fissuras e buracos também devem ser previamente tratados. A aplicação do produto impermeabilizante deve ser feita em demãos, intervaladas, conforme a recomendação do fabricante. Uma boa impermeabilização da fundação impede que a água percole para as paredes no futuro.

Nas lajes: assim como as paredes, as lajes também estão sujeitas a receber a chuva de forma direta. Consequentemente, elas devem receber uma atenção especial para evitar problemas de infiltração no futuro. Existem diversas opções para isso, sendo as mais comuns os materiais asfálticos, como a manta asfáltica. Outra opção moderna e eficaz para lajes com trânsito é o poliéster flexível. Já para as lajes sem trânsito, há a solução de silicone, mais recente no mercado.

Impermeabilizar as paredes após a obra:

Caso, mesmo após a impermeabilização anterior à obra, seja detectada uma infiltração. Talvez o imóvel não tenha sido construído por você e não haja remédio, o primeiro passo é identificar e solucionar a origem da infiltração de água. Depois disso e do problema ter sido estancado, é hora de fazer a intervenção na parede. Geralmente, em casos como este, é preciso retirar toda a pintura e o reboco, expondo a alvenaria mesmo, para que se chegue à infiltração.

Passo a passo de como impermeabilizar a parede:

Após a retirada da pintura e do reboco, a infiltração fica exposta. Neste momento, todas as fissuras devem ser seladas, evitando que existam pontos para percolação de água.

Adicionam-se, então, os aditivos impermeabilizantes no chapisco. A aplicação desse chapisco pode ser feita de maneira tradicional ou com rolo de pintura.

Adicionam-se aos aditivos impermeabilizantes específicos para argamassa e refaz-se o reboco de toda a parede.

Agora só fazer o acabamento com a pintura final.

Categorias

Ofertas da
Semana

Selecione a loja para Atendimento: