Quais são os tipos de pisos e revestimentos?
Há muitos tipos no mercado e cada um apropriado para um tipo de uso
Difícil demais escolher os pisos e revestimentos? São muitas as opções com cores, materiais e texturas diferentes, né? Então, para facilitar, vamos começar entendendo sobre cada um dos tipos de revestimento. Apresentaremos algumas características que poderão ajudá-lo na decisão de qual piso escolher para cada ambiente do seu lar.
Granito e mármore: considerados revestimentos nobres, o granito possui como principal característica a sua alta resistência à abrasão e ao grande volume de tráfego. Muito utilizado em áreas sociais, cozinhas, escadas, fachadas e locais públicos e deve ser assentado com argamassa de cimento e areia permitindo uma junta “seca”. Deve ser usado apenas pano úmido para limpeza. Os mármores, por serem nobres, podem atingir valores mais expressivos, e são mais utilizados em salas de jantar e banheiros.
Revestimento melamínico: imune a algumas pragas e bactérias, possui superfície lisa e não porosa. Pode ser aplicado diretamente sobre o piso ou em pisos elevados, se transformando numa solução prática, econômica e eficiente no caso de uma reforma, além de ser antialérgico.
Carpetes: podem ser removidos e lavados. A novidade são os fabricados com fios sintéticos, que recebem tratamento contra fungos e bactérias. São também antialérgicos e protegidos contrafogo.
Revestimentos cerâmicos: costumam ser mais baratos e sempre bonitos.
Laminados: possuem alta resistência ao desgaste e é mais conhecido como fórmica. Ele não mancha, não descolore e apresenta várias opções de textura e acabamento.
Pisos de borracha: são isolantes elétricos, térmicos, acústicos, antiderrapantes e anti-bactericida, além de não propagarem chamas.
Madeira: muito utilizada em cômodos sociais e dormitórios. O piso de madeira é considerado um material nobre de revestimento. Assoalhos e tacos são os mais usados hoje em dia. Apesar de cada um deles utilizar, muitas vezes, o mesmo tipo de madeira, cada um possui características diferentes, principalmente quanto à instalação.
Linóleo: é um revestimento de piso para alto tráfego, com alta durabilidade e grande facilidade de manutenção e limpeza, aliado às propriedades antiestética e bacteriostática.
Porcelanato: tem conquistado a preferência e o coração do público. O porcelanato conta com nível praticamente zero de absorção de água, portanto, não mancha e nem cria mofo como as pedras naturais, que precisam de ser resinadas.