Se você está pensando em construir ou reformar, é importante não se esquecer sobre a importância do uso de impermeabilizante logo na primeira etapa da sua construção. O processo de impermeabilização, logo na primeira etapa da obra, pode evitar problemas futuros, como possíveis infiltrações e a necessidade de manutenções.
Por que a impermeabilização é um fator fundamental na construção civil?
Porque garante a proteção e a durabilidade da estrutura em uma obra. Isso acontece porque a água e a umidade podem causar graves danos às estruturas de uma construção. Os problemas vão desde infiltrações, corrosão de materiais e até mesmo o desabamento.
A prática é válida tanto para uma construção residencial quanto comercial.
Com o uso de um impermeabilizante é possível garantir a durabilidade do seu imóvel. Além de trazer outros benefícios, como a blindagem contra infiltrações.
Este post irá ajudar você na escolha de impermeabilizante certo, logo no início da obra. Irá entender os benefícios que ele traz para a empreiteira, condomínio e também para o consumidor final.
Este post traz também os tipos de impermeabilizantes existentes no mercado, o que eles oferecem de benefícios, na prática, e as principais marcas disponíveis.
Para que serve o impermeabilizante?
O impermeabilizante tem a função de proteger as estruturas das construções contra a água e a umidade, seja ela proveniente do solo, da chuva ou de outras fontes no decorrer do uso.
O produto forma uma camada impermeável sobre a superfície. Este efeito evita que a água penetre no interior da estrutura e cause danos.
O impermeabilizante ainda pode ajudar a proteger a estrutura contra outros agentes nocivos, como a corrosão e a proliferação de fungos e bactérias.
Quando as infiltrações ocorrem, podem danificar as estruturas, além de gerar mofo e bolor, prejudicando a saúde dos moradores e comprometendo a estética e o acabamento da obra.
Neste caso, há a necessidade de recorrer a obras de manutenção, sendo um custo a mais.
As obras de manutenção costumam chegar de forma imprevista, comprometendo a estrutura física e gerando transtornos.
Quando isso se dá em uma residência, gera custo e sujeira com reformas inesperadas, que comprometem a qualidade de vida dos seus moradores. No caso das empresas, os prejuízos podem ser muito maiores.
O impermeabilizante deve ser colocado em todos os cômodos ou somente alguns?
O impermeabilizante na construção pode ser aplicado em todos os cômodos de um imóvel, porém, para melhor conforto e eficácia, é indicado que seja aplicado especialmente nas áreas úmidas, como cozinha, banheiro e área de serviço.
Já as áreas externas, como é o caso dos telhados e lajes, sempre devem ser impermeabilizadas.
Quais os tipos de impermeabilizantes existentes no mercado?
Existem diversos tipos de impermeabilizantes disponíveis no mercado, cada um com suas particularidades e indicados para diferentes situações. Dentre os mais comuns, destacam-se:
- Impermeabilizante à base de cimento: indicado para áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Possuem boa aderência e resistência. E, para não trincar com o tempo, precisam de uma camada de acabamento.
- Argamassa polimérica: produto também indicado para áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e piscinas. A argamassa polimérica é composta por uma mistura de cimento, aditivos químicos e resinas acrílicas.
- Impermeabilizante acrílico: indicado para lajes expostas, coberturas e fachadas. Possuem boa resistência aos raios UV e à intempérie, não sendo indicados para áreas molhadas.
- Impermeabilizante asfáltico ou Manta asfáltica: uma das opções mais indicadas para serem aplicadas nas áreas externas, que são sujeitas a infiltrações, como lajes, terraços e outros locais expostos a chuvas e ventos. É composta por uma camada de asfalto modificado e uma armadura de poliéster, fibra de vidro ou alumínio. Possuem boa resistência à água e à umidade.
- Borracha líquida: é um impermeabilizante para áreas externas e superfícies horizontais, como telhados e lajes. A borracha líquida é composta por uma mistura de borracha sintética e solvente.
- Pintura impermeabilizante: ideal para superfícies verticais, como paredes externas e internas. A pintura impermeabilizante, muito usual, é composta por resina acrílica e cargas minerais.
- Impermeabilizante de poliuretano: também indicados para áreas expostas, como lajes, telhados e coberturas. Possuem alta resistência mecânica, térmica e química, além de serem flexíveis e elásticos, acompanhando as movimentações da estrutura.
- Impermeabilizante de silicone: indicado para as áreas que necessitam de flexibilidade, como juntas de dilatação, calhas e rufos. Possuem alta resistência aos raios UV, à água e à umidade, além de serem fáceis de aplicar.
Quais os benefícios da blindagem?
A impermeabilização feita no início da obra evita problemas futuros, tais como a movimentação de rebocos, descolamento de pisos e azulejos. Também pode ser usada em manchas difíceis de serem removidas.
A blindagem impede a entrada de umidade nos locais, aumentando a durabilidade da obra e evitando gastos necessários com reparos.
Quais tipos de blindagem existem?
Existem diversos tipos de blindagem. Os três tipos mais comuns são:
- Blindagens internas: aplicadas em locais internos, como cozinhas e banheiros. Protegem contra a entrada de água e a umidade do local.
- Blindagens externas: aplicadas em coberturas, caixas d’água e paredes externas. Protegem contra a ação da chuva e da umidade do solo.
- Blindagens superficiais: aplicadas em superficialidades, tais como pisos e paredes. Protegem contra a infiltração de água nos revestimentos.
Novidades no mercado de impermeabilizantes
As novidades são muitas e o mercado de impermeabilizantes está em constante evolução. Os novos produtos utilizam tecnologias que garantem mais proteção e durabilidade às construções.
Uma das principais novidades são os impermeabilizantes de última geração, que utilizam nanotecnologia para formar uma camada ultrafina de proteção.
Existem, ainda, impermeabilizantes que possuem propriedades autolimpantes e que evitam a proliferação de fungos e bactérias.
Confira as principais marcas de impermeabilizantes
Atualmente, há várias marcas de impermeabilizantes de boa qualidade disponíveis no mercado. Confira algumas das principais abaixo:
- Mactra
- Viapol
- Sika
- BASF
- Quartzolito
- MC Bauchemie
- Weber
Veja também: Reforma e construção: conheça 8 tendências para 2023
Uso de impermeabilizante é fundamental em uma construção!
O uso de impermeabilizante na construção é fundamental para garantir a durabilidade da sua construção, além de aumentar a resistência das estruturas contra infiltrações.
Deve ser feita a escolha de um produto de qualidade e que respeite as necessidades da obra e do ambiente ao qual ela está inserida.
Confira com seu fornecedor de materiais de construção quais os tipos e marcas de produtos ideais para o seu tipo de obra. E não se esqueça de contratar um profissional especializado para realizar uma aplicação.
Veja mais sobre nossos produtos aqui!