Sensação nos Ambientes: Conheça o Poder das Cores

Escolher as cores das paredes é o primeiro passo de uma decoração, pois irá influenciar em todas as demais etapas do processo e do projeto.

Conforme a cor de tinta escolhida, o esforço visual pode tornar-se mais agradável e os espaços podem parecer mais amplos, luminosos, quentes, frescos, alegres e criativos.

Para os profissionais da decoração, como designers de interiores e arquitetos, a escolha da tinta que será usada num projeto residencial e comercial, do ponto de vista da sua durabilidade, textura, aspecto e cor, é um ponto muito importante.

A tinta deve atender todas as necessidades emocionais e funcionais, assim como os objetos, móveis e iluminação a ser escolhida para um morador e sua família. 

Para que haja um ambiente que a pessoa possa trabalhar e produzir, mas também relaxar, já que é assim que se faz uso dos lares na atualidade.

 

Veja dois exemplos de cores que podem equilibrar e gerar sensação nos ambientes:

  • Cores para ambientes mais criativos e produtivos: como nos locais de trabalho, o indicado é colocar o uso de algumas cores fortes que estimulem a criatividade e a coragem, como o amarelo.
  • Cores para ambientes mais relaxantes: como no caso do quarto, que é um ambiente onde a gente precisa relaxar mais e descansar, é indicado usar o azul, para que a mente fique mais tranquila. 

 

Quais as cores de tinta que devo usar dentro de casa?

Todos os anos, as cores mudam e ficam mais ou menos em alta, mas há sempre aquelas básicas, mais utilizadas e amadas por todos na hora de pintar um ambiente. 

As chamadas cores quentes, que são o vermelho, amarelo, laranja e tons próximos do rosa, são usados em uma ou mais parede na cozinha e corredores. Já as frias, que são o verde, os tons de azul, roxo e tons mais escuros, como azul marinho e marrom, costumam ser mais escolhidas para os quartos e salas.

No ano de 2021, os tons como salmão, pêssego, pérola, rosa claro, rosa terroso e rosa acinzentado foram muito utilizados. Aliás, o cinza está em alta, especialmente para projetos comerciais, há uma década.

As cores de casas quentes deixam o ambiente mais vivo, enérgico, enquanto as cores de casas frias deixam o clima mais aconchegante. Mas, a preferência, vai depender muito dos moradores da residência.

Agora, mais importante do que escolher a cor é saber escolher o tipo de tinta para usar na sua casa, apartamento ou escritório. 

Entenda a diferença entre os tipos de tinta e acerte na hora da escolha

Na hora de construir, reformar ou decorar a casa ou escritório, fica difícil não se empolgar com as possibilidades de revestimentos e os muitos tipos de tinta existentes no mercado. Toda essa variedade permite infinitas combinações, e por isso a escolha pode ser complexa, mas vale a pena explorar e sempre contar com a ajuda de um especialista.

Há diferenças importantes nos tipos de tinta e indicações específicas. Saber utilizá-las de forma adequada é o segredo para manter a sua casa e escritório conservados por um longo tempo.

Existem as feitas com cal, as magnetizadas e as massas para textura. Porém, resolvemos listar aqui os 4 tipos principais de tintas e suas aplicações. Mas as principais são: látex PVA; esmalte sintético; tinta acrílica; tinta a óleo.

Faça seu orçamento: https://www.santaodila.com.br/contatos

 

Categorias

Ofertas da
Semana

Selecione a loja para Atendimento: