Problemas com infiltração nas paredes são muito comuns, e o resultado estético é bastante desagradável. Quando os sinais da infiltração se manifestam nas paredes, surge a dúvida: o que eu devo fazer?
Quando começamos a notar as tais manchas de umidade nas paredes e tetos, nos questionamos sobre como solucionar o problema de forma rápida, mas, muitas vezes, não entendemos bem de onde ele vem. É fácil encontrar formas de se eliminar o mofo em paredes, pisos e tetos, mas, geralmente, as ações rápidas, como a lavagem com produtos químicos, não passam de paliativos, que não solucionam o problema e só o controla por pouco tempo. Os produtos anti-mofos, vendidos até em supermercados, podem realizar a limpeza do local e eliminar o mau cheiro, mas este resultado é temporário.
A solução pode ser a impermeabilização
Há diversas maneiras de fazer a impermeabilização na parede, mas é preciso entender que quase sempre o sinal que se manifesta nela é resultado de uma infiltração em outro lugar. Quando é o caso, impermeabilizar a parede após o problema não irá resolver a sua causa – e há grandes chances de eles reaparecerem.
As manchas, geralmente, estão diretamente relacionadas à umidade do local, e a causa certa do problema deve ser investigada, para que se aplique a solução mais adequada. A origem pode estar em problemas hidráulicos, em fissuras nas paredes ou até na umidade do solo. Em edifícios ou casas, que normalmente possuem lajes expostas, caixas d’água e calhas, é necessária a execução de um trabalho de impermeabilização adequado e profissional.
Investigar a origem do problema
Antes de falarmos sobre as técnicas para impermeabilização de paredes, é preciso entender por que está ocorrendo a infiltração e resolver o problema na sua origem. Fazer uma intervenção na parede, sendo que a umidade está vindo de outro local, não vai resolver o problema de maneira definitiva. Dessa forma, cabe a pergunta: quais são as principais causas de infiltração na estrutura?
Lajes com impermeabilização malfeita: as lajes sem proteção são uma das maiores causas de problemas de infiltração e umidade na construção. As lajes de cobertura que não receberam o tratamento de impermeabilização adequado permitem que a água infiltre, causando problemas não apenas na própria laje, mas também em outros elementos da estrutura. A infiltração na laje é um problema sério. Ela pode causar exposição e corrosão de armaduras. No caso das paredes, a água percolada causa mofo, bolor, descasca a pintura e deixa um aspecto visual bastante desagradável.
Infiltração oriunda da chuva: é comum que durante o tempo surjam fissuras e rachaduras nas paredes, tanto do lado externo como interno. Elas se dão devido às movimentações da estrutura decorrentes de variação climática, recalques de fundações, ou qualquer outro fenômeno a que a construção seja submetida. Quando isso acontece, as fissuras passam a ser porta de entrada para a infiltração e percolação de água. O resultado são bolhas na pintura, bolor e manchas em geral. Caso esse seja o motivo das infiltrações, o problema nas paredes só será resolvido de maneira definitiva quando as fissuras e rachaduras forem devidamente tratadas.
Infiltração oriunda das vigas baldrames e fundações rasas: outra origem muito comum de infiltrações nas paredes é a falha durante a impermeabilização da fundação, em especial, das vigas baldrames. A umidade, nesse caso, percorre em sentido ascendente, e os problemas ficam mais acentuados durante período chuvoso, quando o solo está mais saturado. Esse é o pior cenário, pois as vigas baldrames estão em contato direto com o solo e a umidade, e resolver o problema depois da obra ter sido finalizada é muito difícil.
Infiltração oriunda de vazamento em tubulações: em paredes por onde passam as tubulações de água e esgoto, é possível haver infiltração. As conexões podem apresentar falhas e a água pode acabar vazando. Quando é identificado esse problema, assim como nos casos anteriores, é preciso saná-lo antes de fazer as intervenções nas paredes, caso contrário, o problema vai persistir.