Como se prevenir para quando a resistência do chuveiro queima?
Veja o passo a passo inteligente que montamos para você
Esta cena já deve ter acontecido com você alguma vez na vida. Você está lá, todo ensaboado e, de repente, a água do chuveiro começa a esfriar e gela! Que frioooo! E agora? Frustrante, não é? Bom, se o chuveiro parou mesmo de funcionar e não é o caso de ter apenas “caído a chavinha” (desarmar o disjuntor), realmente a resistência pode ter queimado e aí, o que resta é trocar. Se você for uma pessoa muito prevenida, talvez tenha uma resistência extra guardada. Aí, com as nossas dicas, será fácil!
Trocar a resistência do chuveiro é uma tarefa simples, mas requer cuidados. Primeiro, nunca faça o reparo com a rede elétrica ligada e, antes de aprender a trocar, entenda que a famosa resistência do chuveiro se trata de uma pecinha metálica que fica dentro dele. Para que a água fique quente, é preciso que a resistência esquente por meio de uma corrente elétrica. Quando a água passa pela resistência, ela esquenta instantaneamente. Entendeu?
Ter uma resistência extra é a primeira medida
Principalmente em épocas de frio, quando abrimos o chuveiro com pouco fluxo para que ele consiga aquecer a água, é comum que a resistência queime. A sugestão óbvia é fazer o mesmo recomendado a fazer com as lâmpadas, ou seja, ter uma resistência sobressalente. Da mesma forma como você deixa sempre em casa uma lâmpada a mais, para não ficar sem luz no caso de uma delas queimar, você pode ter sempre em casa uma resistência extra para o seu chuveiro. Decisão prática e barata, então porque tanta gente não faz?
Vamos parar de sofrer e já pensar em tudo? Então tenha também uma lanterna para que você possa desligar a rede elétrica para trocar a resistência com segurança, mesmo se for à noite. Por questões de segurança, jamais reutilize uma resistência queimada, tentando improvisar com arames ou outra coisa.
Vários tipos de chuveiros e resistências
Bom saber também que existem diversos tipos de chuveiros, como os eletrônicos, de teto, com pressurizador, cromoterapia. Eles podem ser elétricos, a gás ou híbrido e, somente os híbridos e elétricos possuem resistência, mas elas são diferentes. Algumas mais simples de trocar, outras um pouco mais complicadas. Normalmente, os chuveiros elétricos estragam por problemas na rede elétrica ou a resistência que queimou. Se o problema for na fiação da residência, é imprescindível que você contrate um eletricista. Mas, caso o problema do chuveiro seja a resistência queimada, aí sim, você mesmo pode trocá-la e voltar a usá-lo normalmente.
Agora segue um passo-a-passo resumido para você trocar a resistência do seu chuveiro com tranquilidade, segurança e eficiência:
Verificar se a resistência está queimada: Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro esteja queimada mesmo.
Use equipamentos de proteção e desligue o disjuntor: o preparo é importante e é fundamental usar calçados de borracha, para isolar seu corpo do solo. Também secar o banheiro para não haver acidentes e deligar a rede elétrica!!! Não esqueça de DESLIGAR O DISJUNTOR.
Peque todas as ferramentas necessárias: como escada, lanterna, chave de fenda, já antes de começar.
Observe a posição da resistência que queimou: você pode até fotografar, para colocar a resistência nova na mesma posição. O trecho maior entre os contatos será aplicado na parte maior da resistência e a menor na parte correspondente ao tamanho.
Leia as instruções: veja as informações específicas sobre a troca da resistência do seu chuveiro. Elas estão na embalagem da resistência.
Abra o chuveiro: na hora de trocar, a primeira coisa é abrir o seu chuveiro, depois remova a resistência, seguindo os passos descritos na embalagem. Caso seja necessário, utilize a chave de fenda para desmontá-lo. Desconecte todo o chuveiro da fiação elétrica e trabalhe em uma mesa para facilitar todo a troca da resistência. Desenrosque o espalhador e retire a tampa. Para que não haja vazamentos futuros, tome cuidado para não estragar a borracha que fica entre a câmara e a tampa.
Retire a resistência queimada e encaixe a nova: com o auxílio do alicate, retire a resistência antiga e coloque a nova, na mesma posição que a antiga estava. Feito isso, monte o chuveiro novamente.
(Opcional). Limpe a câmara do chuveiro: caso ache necessário, com a escova e a lixa, limpe a câmara do chuveiro dando uma atenção especial aos contatos e espalhador. Se houver alguns orifícios entupidos, utilize uma agulha ou alfinete.
Abra o chuveiro por alguns segundos: antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos. A intensão é retirar o ar e encher o reservatório do chuveiro com água para evitar que a nova resistência queime. Feito isso, desligue o chuveiro e ligue o disjuntor.
Teste o seu chuveiro antes de utilizá-lo: primeiro ligue a rede elétrica. Se a água esquentar normalmente, seu chuveiro estará pronto para uso. Caso a água não esquentar ou o disjuntor travar a energia, desligue a energia geral e realize os passos de troca da resistência do chuveiro novamente.
Pronto! Seu chuveiro está com uma nova resistência! Viu como não é algo muito difícil? E se ainda estiver inseguro, pode tirar o chuveiro e levar para a gente, que trocaremos a resistência para você!