Confira 5 sinais de que sua casa precisa de uma reforma

Nem sempre os sinais de reforma de uma casa são tão visíveis. No entanto, há 5 situações críticas que devem ser observadas para que ela possa ser planejada, evitando custos desnecessários e ocorrências não previstas. Claro que as dicas não incluem a vontade de mudar, até mesmo antes de entrar no imóvel dos sonhos. Vale a pena mesmo reformar e fazer uma manutenção que repagine esteticamente de tempos em tempos. Mas listamos aqui os casos de real necessidade. Confira:

1- Infiltrações em pisos e paredes:

Primeiro indício de problemas em uma construção. Acontece tanto em apartamentos, como em casas e seus sinais comuns são mofos, escurecimento ou estufamento das paredes, queda de azulejos, pisos levantados ou descolados. A infiltração pode vir do piso, das paredes ou do teto. Se não resolvida, pode chegar a danificar estruturas.

2- Instalações elétricas:

As instalações envolvem fiação elétrica, estrutura hidráulica, ar-condicionado e automação. Casos de curto circuito e quedas repentinas de chave elétrica podem ser indicadores de que a fiação é muito fina, antiga ou que o quadro de energia não está mais dando conta da demanda da residência, principalmente quando o imóvel é mais antigo e passou a ter uso de mais equipamentos eletrônicos. Em casos assim recomenda-se a troca da fiação para evitar acidentes graves ou incêndios.

3- Instalações hidráulicas:

Canos estourados ou retorno de água pelo ralo indicam que está na hora de reformar a parte hidráulica do imóvel. Quando esses problemas começam a aparecer, o ideal é fazer uma reforma geral. O desejo de instalar ar-condicionado requer reforma, pois necessita de ajustes estruturais e técnicos para sua viabilização.

4- Esquadrias emperradas:

Além das perdas estéticas, as esquadrias das janelas, com o tempo, começam a emperrar e passam a não isolar mais ou proteger o interior do imóvel. Ao trocá-las, o ideal é investir em esquadrias mais novas, de fácil manutenção, com vidro duplo para isolamento térmico e sonoro. Essa decisão ajuda a valorizar o imóvel e sua fachada.

5- Acabamentos:

Pisos e pinturas desgastam com o tempo, precisando da troca de louças, telhado, revestimentos, papel de parede. Isso tudo é previsível e faz parte da manutenção necessária de tempo em tempo. Mas, essa necessidade de mudança podem vir acompanhada de outros motivos. A manutenção é sempre mais fácil e econômica do que a substituição desses acabamentos, como os pisos de taquinhos.

Quanto tempo faz que você não reforma a sua casa? Lembre-se que realizar uma manutenção de vez em quando e usar bons materiais para prevenir problemas futuros! Vem no Santa Odila que a gente te ajuda!

Categorias

Ofertas da
Semana

Selecione a loja para Atendimento:

Caso prefira preencher o formulário de contato: