Você sabe o que deve ter num kit básico de ferramentas?

Nos dias de hoje, todos precisam ter um kit de ferramentas em casa. Homens e mulheres, até porque, até um marido de aluguel pode precisar e é importante que não falte nada na hora de uma eventual necessidade, né? Afinal, tempo é dinheiro. Quem sabe, com ele você não aprende a fazer algumas coisas e percebe o quanto a colocação daquele espelho ou enfeite pode ser rápido e fácil.

Mas você sabe quais ferramentas básicas é importante que tenha dentro do seu kit? A gente vai ajudar você. Aproveite que há muitos tipos de kits de ferramentas no mercado e também a opção de você montar a sua caixa-ferramentas, começando pelo básico do básico e aí ir adquirindo os produtos que sentir necessidade. A primeira dica é: furadeira é um item de primeira necessidade. Com ela, você pode aprender a furar e colocar um varal ou um quadro na parede, sem precisar chamar alguém e pagar por este serviço o tempo todo.

Furadeira/Parafusadeira

Você pode achar que este item é desnecessário, mas como falamos, existe uma infinidade de utilidades para este tipo de ferramenta. Existem vários tipos no mercado. A mais óbvia das utilidades é furar buracos para pregos e parafusos, mas você pode também colocar adaptadores para rosquear parafusos e desrrosqueá-los. Há muitos modelos que facilitam muito o dia a dia.

Trena

Você acha que não precisa? Pois saiba que ter uma trena, de pelo menos 8 metros, pode mudar a sua vida. Ela servirá na maioria dos trabalhos caseiros, seja para medir o tamanho de uma mesa, cadeira ou para medir o tamanho de uma janela para colocar persianas. Se pensa numa reforma ou quer trocar seus móveis, a trena pode ajudar demais você, já que pode começar medindo todos os espaços. A dica é escolha uma trena que seja grande o suficiente para medir os cômodos da casa. Uma segunda trena de 2 metros pode ser colocada na bolsa para ajudar nas tarefas menores, como pendurar um quadro.

Chave de fenda

Numa boa caixa de ferramentas são necessárias duas chaves de fenda básicas. Escolha uma que tenha boa qualidade. Isso mesmo, existem diversos tipos e algumas melhores do que as outras. O ideal é que uma tenha a ponta chata e outra uma ponta Philips. Ambas de tamanho médio, caso você não queira comprar um jogo logo de cara. Ele costuma compensar por seu custo-benefício e ser útil em diversas ocasiões. Por exemplo, para arrumar um equipamento de informática é preciso uma chave de fenda pequena.

Alicates

Aqui não é indicado fazer economias que não compensam, mas investir logo num conjunto com vários tamanhos e tipos de alicates. Provavelmente você irá usar mais o alicate de bico, mas é bom que tenha alicates maiores, para remover pregos, por exemplo. Alicates de corte são bons para tarefas com fiação elétrica.

Martelo

Um martelo médio deve servir em quase todos os trabalhos domésticos como pendurar quadros ou colocar prateleiras, no modo “faça você mesmo. Mas, considere outros tamanhos se você for realizar trabalhos mais delicados ou uma construção.

Alicate de Pressão

Essa ferramenta lembra um alicate, mas possui um sistema que segura e trava objetos. Muito prático para quem não é muito experiente no assunto, assim como as furadeiras elétricas e parafusadeiras. Pode ser usado, por exemplo, para segurar porcas enquanto você utiliza outra chave de fenda para girar o parafuso. Ele possui um sistema para liberar a porca quando necessário.

Alicate de Corte

Um alicate de corte tornará fácil a tarefa de desencapar fios ou cortá-los para realizar os reparos elétricos da sua casa. Assim você para de utilizar facas para isso e estragar todas elas.

Dicas para aumentar a vida útil das suas ferramentas:

Depois que você adquirir seu kit ferramentas, é preciso cuidar para que ele dure por muito tempo. Saiba que após longos períodos sem uso, elas podem se oxidar e deteriorar, mas existem formas simples de mantê-las sempre em bom estado de conservação.

As principais são:

• Utilize cera em pasta (a usada nos automóveis) para encerar as lâminas das ferramentas.

• Se existir acumulação de ferrugem, lave com diluente e palha-de-aço e, depois, aplique um pouco de óleo.

• Coloque pedacinhos de giz nas caixas de ferramentas, para evitar a formação de ferrugem. O giz absorve o excesso de umidade.

Com esses truques, suas ferramentas sempre estarão prontas para serem usadas. Mãos à obra!

Categorias

Ofertas da
Semana

Selecione a loja para Atendimento:

Caso prefira preencher o formulário de contato: