A iluminação é um dos melhores recursos para se empregar na decoração de um ambiente. As luzes podem modificar completamente um projeto, dando a ele mais ou menos informalidade, sofisticação, leveza e até influenciar nas variações e tons das cores.
Dependendo das luzes e das cores escolhidas de como as organiza, você poderá modificar e influenciar no espaço como um todo, inclusive no que diz respeito ao seu tamanho, causando uma ilusão de ótica. Com o uso de espelhos e outros acessórios com luzes, pode-se dar a impressão de um cômodo maior.
São muitas as possibilidades, então confira algumas:
Um tom para cada ambiente: fique atento ao cômodo que você esta decorando. Se é um lugar com pouca iluminação natural, como algumas cozinhas e banheiros, é recomendado o uso de uma luz mais clara. No quarto, que é um lugar de descanso, é melhor optar pelo uso de uma luz mais amarelada. Se no quarto houver uma bancada de escritório para leitura, é possível adotar um ponto de luz específico, focado e direto, por meio de um abajur ou luminária.
Luz estratégica: Além do tom, é importante dar atenção na disposição das luzes no ambiente, principalmente nas luminárias e abajures. Nos quartos, é interessante a adoção de luminárias do tipo plafon, que proporcionam certa opacidade à luz, gerando uma sensação de conforto. Em salas de jantar, recomenda-se uma iluminação focada na mesa onde serão servidas as refeições. A opção é o uso de lustres ou luminárias pendentes que podem variar de acordo com o tamanho da mesa. Já em salas de estar é recomendável usar fitas de LED embutidas em sancas no teto. Esta é uma das mais modernas tendências, pois proporciona beleza e funcionalidade. Elas estão disponíveis em várias cores e tem custo relativamente baixo. O uso de luzes LED também é bom para reduzir o valor na conta de energia.