Melhores Tipos de Tintas para Pintura Residencial e Comercial

A escolha do tipo correto de tinta para diversas aplicações nas pinturas residenciais e comerciais é muito importante. As marcas Suvinil e Lukscolor têm tintas látex PVA, acrílica, epóxi, esmalte sintético, tinta inodora (tintas sem cheiro) e as acrílicas (tintas superlaváveis), destinadas aos ambientes que sujam mais. 

As linhas vão desde látex até premium e incluem tintas sem cheiro. As que sujam pouco são usadas em fachadas e pinturas internas. São muitas as opções de tintas no mercado, para fachada ou pinturas internas, inclusive mais econômicas. 

Para qualquer que seja a finalidade das tintas que você deseja comprar, é bom se lembrar que a qualidade delas é tão fundamental quanto o tipo e marca escolhidos. Para garantir que todos esses critérios sejam seguidos, compre em um local tradicional, que se preocupe em fornecer produtos autênticos e as melhores marcas de tintas do mercado, com atendimento personalizado e preço justo. 

As lojas Santa Odila, de Campinas e Itatiba, entregam para a região todos os tipos e marcas de tintas. São bastante procuradas as tintas para pintura residencial; tintas para pintura comercial; tinta econômica/rende mais; tintas para fachada; tintas para pintura de lojas; tintas para pintura externa; tintas para madeira; tintas sem cheiro. Sendo elas tintas para parede; tintas para piso; tintas para azulejo ou tintas para gesso e drywall.

Nas lojas Santa Odila, além de poder escolher e montar o tom de tinta que você deseja, com mais de 2 mil cores, oferecemos consultoria personalizada para essa área. E uma mais personalizada ainda para obras comerciais. 

Se a compra de tintas é para uma pessoa jurídica, provavelmente sua necessidade será diferente de quando compra como pessoa física, para a pintura nova residencial. A quantidade costuma ser diferente e a destinação também. 

Antes de falar com nossos consultores, entenda um pouco mais sobre as tintas que oferecemos para a pintura da sua casa, escritório ou indústria.

Conheça os principais tipos de tintas e suas aplicações:

Entre as tintas para ambientes, que envolvem pintura residencial e comercial, há diversos tipos. As tintas para parede; econômica/ rende mais; tinta para fachada; tinta para pintura de lojas; tintas para pintura externa e interna ou tintas para madeira. Há ainda as tintas sem cheiro; tintas para piso; tintas para azulejo  e tintas para gesso e drywall. Conheça mais sobre o seu uso nas diversas aplicações:

1- Tinta Látex PVA

É uma tinta à base d’água é uma das mais comuns, porque é uma tinta econômica e pode ser usada na pintura de paredes internas, para áreas secas e que não precisam de constantes manutenções. Esta tinta para paredes possui acabamento fosco, pouca resistência ao sol e não é resistente à lavagem. Com secagem rápida, a tinta látex é indicada para pinturas em paredes com acabamento em reboco, gesso ou massa corrida.

2- Tinta acrílica

A tinta acrílica possui características semelhantes à látex: também é feita à base d’água, com secagem rápida e tem baixo odor. A diferença é que possibilita mais tipos de aplicações. A tinta acrílica pode ser utilizada em áreas externas da casa, pois é mais resistente às intempéries e ao desbotamento, proporcionando maior durabilidade. A tinta acrílica também é ideal para áreas sujeitas à umidade, como cozinhas e banheiros.

3- Tinta epóxi

É um tipo resistente de tinta, sendo fabricada nas versões à base de solvente e à base d’água. Sua base solvente possui acabamento brilhante, o que oferece maior resistência à abrasão e a produtos químicos, podendo ficar em contato direto com a água. É indicado para pintura de caixas d’água e banheiras. Também pode ser indicada para uso em pinturas de pisos mais resistentes, como pisos de garagem, industriais e comerciais. 

4- Tinta esmalte

A tinta esmalte sintético é usada para aplicação especialmente em pinturas de superfícies de ferro e madeira. Pode ser fabricada à base de solvente ou água. Ela forma uma película sobre a superfície, com acabamento brilhante, acetinado ou fosco (no caso da cor preta). Além de ser ecologicamente correto, o esmalte a base d’água possui secagem mais rápida, baixo odor e não amarela com o passar do tempo, por isso costuma ser a versão mais procurada.

5- Acrílicos superlaváveis

Indicada para ambientes com grande tráfego de pessoas e que precisam de limpeza regularmente, a tinta superlavável é chamada assim porque forma um filme resistente, com acabamento acetinado, que adere menos à sujeira e facilita a limpeza. 

6- Tinta a óleo

A tinta a óleo pode ser encontrada com acabamento fosco ou brilhante. Devido à base oleosa, ela ajuda a impermeabilizar a superfície onde é aplicada. É muito utilizado em materiais, como ferro, madeira ou paredes. É uma tinta durável, lavável e adequada aos ambientes externos e internos. 

Tamanho, iluminação e tipo de revestimento interferem na escolha da tinta

O tipo de ambiente, tamanho dele, iluminação e revestimento são fatores que interferem na escolha e uso a médio e longo prazo das tintas. Não só esteticamente, mas funcionalmente.

É preciso harmonizar a tinta escolhida para pintura com os demais elementos do ambiente, já que a pintura é fundamental num projeto de construção civil, tanto residencial quanto comercial, portanto, ao escolher a melhor tinta para o seu ambiente, considere principalmente algumas características. As principais são: tamanho, iluminação e o tipo de revestimento. 

A combinação e a harmonia entre eles é essencial para a estética e conforto do local, afinal, locais maiores requerem contraste entre esses elementos.

Tome cuidado na hora de optar por um mix de texturas, para que o efeito visual não se torne cansativo e pesado com o tempo. Uma boa ideia é apostar em pisos lisos e textura nas paredes. Ao escolher uma paleta de cores, certifique-se de que uma delas é neutra. Assim você evita que o ambiente fique pesado ou cansativo.Quer entender a importância da pintura em um projeto de construção civil? Leia no artigo do blog: https://www.santaodila.com.br/santa-ajuda/construcao-civil/entenda-a-importancia-da-fase-de-pintura-em-um-projeto-de-construcao-civil/

Categorias

Ofertas da
Semana

Selecione a loja para Atendimento: